Páginas

21 de abril de 2011

Missas e procissões marcam Semana Santa


No último domingo deu-se início a Semana Santa com a realização da Missa de Ramos com celebrações em diversas Igrejas seguidas de procissões pelas ruas da cidade terminando na igreja do Perpétuo Socorro. Durante toda semana a paróquia de São Miguel do Guamá divulgou calendário com a programação do período que é considerado um dos mais importantes da Igreja católica, celebrando a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na sexta-feira, 22, o dia é intenso com a procissão do Senhor dos Passos, sermão do Encontro, sermão das Sete Palavras, ação litúrgica da Paixão do Senhor e procissão do Senhor Morto. No sábado, acontecerá a Vigília de Páscoa e no domingo Missas e Batismos.
Últimas palavras de Jesus Cristo:1- 'Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem'
2- 'Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso'
3- 'Mulher, eis aí o teu filho; Filho, eis aí a tua mãe'
4- 'Tenho sede'
5- 'Eli, Eli, lam sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)'
6- 'Tudo está consumado'
7- 'Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito'
 
Blog Correio O1O 

Homicídio em São Miguel



Walter Ferreira Silva de Souza

Walter Ferreira Silva de Souza

Walter Ferreira Silva de Souza
Segundo consta no Boletim de Ocorrência Policial número 78/2011.000568-5 o Sr.Manoel Maria Medeiros Lima estava em frente a sua residência localizada na Rua Frei Miguel, n.º 421 (Comunidade Sagrada Família), bairro do Perpetuo Socorro conversando com o seu irmão Walter Ferreira Silva de Souza, quando inesperadamente o individuo que atende pelo nome de Marcinaldo Pereira Jaques, vulgo “Play Boy” sacou uma faca e desferiu vários golpes certeiros na vitima Walter Ferreira que veio a óbito imediatamente.
Não obstante, relata ainda que após o homicídio o autor do delito “PLAY BOY” fugiu pulando a cerca dos vizinhos tomando rumo ignorado.
Aprendendo Direitinho:
PROCESSO PENAL: DOUTRINA
Analisando os fatos em questão, presume-se que a autoridade policial instaurará Inquérito Policial por Portaria cujo o objetivo é colher elementos da materialidade do delito que pode ser comprovada através do Laudo Necroscópico emitido pelo Centro de Pericias Cientificas Renato Chaves, laudo este que deverá apontar a "causa mortis”, ou seja, o motivo da morte, comprovando assim o relato do irmão da vitima que afirmou categoricamente que a morte foi causada por ferimentos a faca.
Outro objetivo do inquérito policial é apontar a autoria do delito, colhendo provas indiciarias ou mesmo as provas diretas e indiretas que tenham o condão de subsidiar o oferecimento da denúncia por parte do representante do Ministério Público, o que pode ser feito através de termos de declarações de testemunhas ou mesmo reconstituição do crime, confissão do delito por parte do autor e pericias realizadas na faca utilizada no crime.
Conforme dispõe o artigo 10 do Código de Processo Penal a autoridade policial goza de 30 (trinta) dias de prazo para a conclusão de Inquérito Policial, uma vez que o indiciado não foi preso em flagrante delito, tão pouco preventivamente, podendo este prazo ser prorrogado por igual período havendo necessidade comprovada.
DO CRIME:
A capitulação penal provisória do Inquérito Policial deve ser de Homicídio qualificado por motivo fútil cuja pena pode chegar até (30) anos de prisão, conforme estabelece o artigo 121, § 2°, inciso II do Código Penal Brasileiro.
DA PRISÃO CAUTELAR:
A autoridade policial poderá representar pela custodia preventiva do indiciado com fulcro no que dispõe os artigos 311, 312 e 313 do Código de Processo Penal. Cuja fundamentação jurídica abordará a garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal, desde que haja provas da existência do crime ou indicio suficiente de autoria o que em minha opinião já temos.
Nunca é de mais ressaltar que um dos critérios para a decretação da Prisão Preventiva é de que o crime em tela seja punido com reclusão, ajustando-se assim perfeitamente ao crime de homicídio qualificado onde a pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.

Tragédia no Km 07 (Irituia) da Br 010

A reportagem do blog acompanhou com exclusividade o acidente que ocorreu hoje por volta das 14:00 horas na altura do Km 07 da Br 010 no Município de Irituia onde segundo relatos o condutor da motocicleta Valdeir Junior Coelho Ferreira, nascido em 22/01/1972, natural de Paragominas veio a colidir frontalmente com um caminhão que se deslocava no sentido de São Paulo conduzido pelo motorista Orlando Boução Cunha, nascido em 16/07/1969. Natural de Belém.



Com a colisão o condutor da motocicleta veio a óbito imediatamente, junto com sua companheira que estava na garupa da motocicleta que foi identificada como sendo Elizete Rodrigues Silva, nascida em 26/01/1974, natural de Irituia-Pa.








Os corpos foram removidos para o Hospital de Irituia. Já o condutor do caminhão relatou a reportagem do blog que o condutor da motocicleta vinha do sentido Irituia/São Miguel em alta velocidade e fez uma ultrapassagem de um carro, vindo a colidir frontalmente com a carreta onde o mesmo nada pode fazer para evitar o acidente.
Policiais militares e rodoviários federais organizavam o trânsito que ficou bastante lento naquele local, enquanto era providenciada a remoção dos corpos e realização de pericia de local de crime.
Os corpos ficaram mutilados ante ao forte impacto, parte dos membros inferiores foram arremessados pra o acostamento da Br 010. O motorista do caminhão foi conduzido até a Delegacia de Irituia onde prestará depoimento e logo em seguida será liberado para responder o Inquérito Policial em liberdade sobre a capitulação penal de Homicídio Culposo.
A reportagem do blog ficou chocada com a violência do acidente, foi sem dúvida alguma uma tragédia que impressionou a todos que ali estavam.

Aprendendo direitinho
O caput do art. 302 do CTB dispõe: "Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas – detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor".
O conceito de veículo automotor é dado pelo Anexo I do CTB: "Todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, e que serve normalmente para o transporte viário de pessoas e coisas, ou para a tração viária de veículos utilizados para o transporte de pessoas e coisas". Não se incluem neste conceito os veículos de propulsão humana (bicicletas, patinetes) e animal (carroças, animais), bem como os que não utilizam vias terrestres (embarcações em geral, aeronaves).

Os parágrafos únicos dos dois artigos em comento estabelecem que "a pena é aumentada de um terço à metade", se o agente se enquadrar em alguma das quatro circunstâncias enumeradas, a saber: I) não possuir permissão ou habilitação para dirigir; II) ser cometido o crime sobre a faixa de pedestres ou na calçada; III) deixar de prestar socorro à vítima, quando possível fazê-lo sem risco pessoal; IV) ser cometido o crime quando estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros, no exercício de sua profissão ou atividade. Trata-se de causas de aumento da pena, específicas para os delitos em análise. 


O art. 305 do CTB cria um novo tipo penal, consistente em "afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir da responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída". É perfeitamente cabível o concurso material entre o crime de homicídio ou lesão corporal com pena aumentada (CTB, art. 302, parágrafo único, III) com o de fuga do local do acidente (CTB, art. 305), pois este último tem como objeto jurídico protegido a tutela da administração da Justiça. 

Semana Santa em São Miguel do Guamá: atrativos para todos os gostos


O feriado de Semana Santa, o mais importante do ano para os cristãos, onde celebramos a ressurreição de Jesus Cristo, marca o fim do período de Quaresma que se iniciou no último dia 9 de março. Mesmo para os que não são cristãos, o período se considera uma data muito esperada, pois, é uma excelente oportunidade para viajar e fugir do estresse do dia a dia. Essa data também é muito aguardada pelas crianças que apreciam a tradição para a troca de ovos de chocolate.
Nos igarapés e na beira do rio de São Miguel do Guamá estão sendo esperados neste feriado mais que prolongado de Tiradentes e Semana Santa milhares de turistas que preferem a calmaria do que o agito das praias como Salinas, Mosqueiro, Marudá, entre outras. Os comerciantes e proprietários de hotéis comemoram o aquecimento do turismo local após a divulgação do município nos meios de comunicação do Estado após o propalado carnaval “dateti”.
O município oferece possibilidades para todos os gostos que vão desde a bela paisagem da beira do rio até os deliciosos igarapés, muitos apreciados pelas belezas naturais e pela água gelada e limpa. Para quem visita o município a fim de curtir uma badalação as festas com bandas e aparelhagens são uma opção a parte. Aos que preferem uma programação mais tranqüila o melhor caminho são as localidades da zona rural que apresentam igarapés magníficos e a hospitalidade típica dos moradores do campo que muitas das vezes oferecem galinha caipira acompanhada de farinha feita de mandioca aos convidados.
Seja com tranqüilidade ou com agito o município de São Miguel do Guamá oferece aos seus visitantes momentos de muito prazer, o que faz com que seus visitantes já coloquem na agenda a data de retorno.

RELIGIOSIDADE
Na programação religiosa de Páscoa está a encenação realizada pelo
grupo católico Artes Guamaense da Paixão de Cristo considerado atualmente como o maior espetáculo teatral ao ar livre da região nordeste do Pará. O evento ganha destaque a cada ano pelo número de pessoas envolvidas, onde são esperadas mais de 4 mil pessoas.
Tudo começou em 1978, tendo como idealizador o padre Vitório Grancini, na época vigário da Paróquia e, juntamente com a coordenação por parte do Movimento da Juventude Guamaense, passou a realizar a Via Sacra pelas ruas da cidade saindo da Igreja do Perpétuo Socorro até a Igreja Matriz. Os leitores e atores realizavam seus trabalhos em esquinas pré-determinadas, visto que ainda não eram produzidas as falas através de gravação. Seus primeiros leitores foram Paulo Lira, Isabel Carvalho, Francisca Pereira, Carlos Vaz e José Carlos Alves de Medeiros, com o objetivo de oferecer uma programação diferenciada no período da Quaresma.

Serviço
Via Sacra Dramatizada
Dia: 22 de abril (sexta-feira)
Local: Largo de Nazaré
Hora: 18:30h
Realização: grupo católico Artes Guamaense


Blog Correio 010
  

Seguidores