Páginas

22 de abril de 2011

A NOVA VEREADORA DA CÃMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ



Maria Rodrigues assume mandato de Vereadora na próxima quarta-feira na Câmara Municipal de São Miguel do Guamá, e desde já nos do Blog da Notícia desejamos sorte nessa nova jornada assumindo a cadeira de Vereadora.

Estado e Itamaraty discutem ajuda a paraenses que vivem no exterior 20/04/2011 20:35

Da Redação
Agência Pará de Notícias


Cristino Martins/Ag. Pará
Helenilson Pontes e o embaixador Eduardo Gradilone discutiram formas de ajudar paraenses em situação irregular no exterior
Cristino Martins/Ag. Pará
Secretários de Estado e gestores da área de segurança também participaram da reunião com o embaixador
"Atualmente existem cerca de 3 milhões de brasileiros vivendo em situação de risco no exterior", informou o subsecretário do Itamaraty, embaixador Eduardo Ricardo Gradilone, responsável pelas questões de emigração e imigração no Brasil, em reunião na manhã desta quarta-feira (20), com o governador em exercício, Helenilson Pontes. O embaixador estava acompanhado da diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, ministra Luiza Lopes, e do conselheiro Aluízio Gomide, do Ministério das Relações Exteriores.
O objetivo da visita do embaixador e comitiva foi buscar parceria com o governo do Estado para auxiliar os paraenses que vivem no exterior. "Colocar o Pará no cenário dessas discussões contribui para auxiliar os paraenses que não têm acesso ou mesmo desconhecem seus direitos quando emigram", destacou Eduardo Ricardo Gradilone.
O embaixador afirmou que há uma grande dificuldade em fazer um levantamento de quantos brasileiros vivem em situação ilegal em outros países, pois os mesmos se recusam a preencher formulários por medo de represálias. No entanto, ressaltou que essa realidade está mudando devido às visitas constantes que o Itamaraty tem feito a esses lugares, conquistando assim a confiança dos brasileiros.
Proposta - Uma das popostas feitas pelo subsecretário ao governo do Pará foi a criação de um escritório que atenda os paraenses que retornam do exterior, oferecendo auxílio e condições para que eles relatem os problemas que enfrentaram fora do Brasil. O escritório serviria também para esclarecer paraenses que pretendem ir para o exterior sobre os perigos de entrar em outro país ilegalmente.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) mantém o albergue Domingos Zaluth, que atende os paraenses que retornam ao Estado depois de sofrerem abusos nos países para onde emigraram.
Segundo dados da Sedes, em 2010 o abrigo recebeu 10 pessoas que retornaram da Guiana Francesa e uma da Colômbia, onde trabalhavam em garimpo ou, no caso das mulheres, em prostituição. As pessoas que retornam para o Estado recebem atendimento oferecido pela Sedes, e ficam tuteladas pelo Estado até o retorno para as famílias. A articulação entre o Estado e esses paraenses é feita pela embaixada.
O subsecretário informou ainda que muitos paraenses vivem no Suriname em condições precárias, vulneráveis à prostituição, prisões, abusos da polícia, analfabetismo e outros problemas sociais. Nos garimpos daquele país, acrescentou, de 100 trabalhadores, 50 são brasileiros.
O Itamaraty mantém o serviço de assistência consular, destinado a auxiliar brasileiros que vivem em situações de risco no exterior.
O encontro aconteceu na Delegacia Geral de Polícia Civil e contou com a participação da secretária de Estado de Administração, Alice Viana; da diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosiane Souza; do delegado Geral de Polícia Civil, Nilton Ataíde, e do secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes.
Inara Soares - Sedes

Denúncia


Estava agora pouco acessando o blog do Fernando e lá ele faz vastas denúncias contra o Ex Presidente da Câmara dos Vereadores Raimundo Trindade Sodré Lopes, popularmente conhecido por “Raimundo do Miteco”.
Relata o blogueiro que o ex presidente fez uma verdadeira “farra” com o dinheiro público, citando como exemplo a compra de 80 latas de leite ninho por mês , bem como 388 telhas basilitis.
Por fim ele diz ter cópia de um cheque no valor de R$ 100,000,00 (CEM MIL REAIS) onde o ex prefeito Nene Lopes teria conseguido com um agiota da cidade e repassado para o ex presidente no intuito de saudar dividas com o INSS.
No blog do Fernando constam diversas notas fiscais da época em que Raimundo era Presidente da Câmara passe lá e confira o endereço é  http://fernandoguama.blogspot.com/
A parte que me toca é levar ao conhecimento da população os fatos narrados e esperar para que as partes se manifestem desde já o blog encontra-se a disposição de ambos para exercerem seus direitos de defesa e contraditório, querendo é só mandar o e mail que eu publico.

Seguidores